A jardineira da tarde é um evento carnavalesco que acontece nas ruas do centro do município de Taquaritinga.
O percurso acontece em duas datas dentro do calendário do carnaval, composto por um carro de som com Banda tocando marchinhas e clássicos carnavalescos seguido por uma multidão de foliões
caracterizados e fantasiados.
A jardineira da tarde tem se tornado a vedete do carnaval de rua de Taquaritinga. Desde sua estreia em 21 de fevereiro de 2009 no Carnaval de Taquaritinga, a Jardineira da Tarde tem ganhado as ruas do centro e já é um evento esperado por grande parte dos munícipes, por sua tradição, ritmo, e marchinhas onde os foliões ficam a vontade para brincar e se divertir.
Há nove anos consecutivos, sem cores definidas ou exigência de fantasia, o cordão é aberto à participação de todos os amantes do Carnaval. Até bebês de colo percorreram parte do percurso, no centro do município. A concentração é em frente à Escola Domingues da Silva, na Rua Visconde do Rio Branco.
O nome do Bloco é uma referência à música “Jardineira”, composição de Orlando Silva, recorrente nos festejos carnavalescos desde 1939 (ano em que foi lançada) e também uma referência à antiga denominação de ônibus. A partir de 2012, foi lançada a premiação para a melhor e para a mais original fantasia. A premiação foi em dinheiro, gentileza da rádio Canal Um FM.
Já em 2013, a Jardineira da Tarde ganhou marchinha própria, composta pelo jornalista Augusto Nunes, fundador do bloco. De 2009 para cá, o Carnaval de Taquaritinga não é mais o mesmo. A Jardineira da Tarde trouxe de volta às ruas o colorido das fantasias e o encanto das marchinhas.
A jardineira supre a falta das tradicionais matinês dos Clubes. Crianças participam desde os primeiros anos de vida acompanhadas dos pais e familiares, trabalhando a formação de público, onde as crianças de hoje permanecerão como público de amanhã. Portanto o cordão vespertino promove o resgate da irreverência e da criatividade.
Em torno da Jardineira, não há cordas, não se vende abadá. Na Jardineira da Tarde a alegria é de graça.